O que o mundial nos ensina?
- Escola do Sentir

- há 7 minutos
- 2 min de leitura
O futebol une povos, é um desporto de todos nós. Um evento da dimensão do mundial tem a capacidade de nos unir, de derrubar fronteiras, de nos trazer confiança e de nos dar garra.
Mesmo quem — por norma — não aprecia o futebol, muitas vezes acaba por se render aos desafios e às conquistas da seleção. E com o mundial de futebol temos muito a aprender, este fenómeno empola e ganha dimensão porque nos traz a quase todos nós o sentimento de pertença.
Somos seres relacionais e sentirmo-nos pertencentes traz-nos a sensação de integração interna, de força e de bem-estar. Se observarmos, percebemos que de repente, as gerações unem-se, as pontes entre uma nação erguem-se, enviamos energias na mesma direção e durante o mundial falamos quase todos uma linguagem comum.
Com o desporto de âmbito geral, mas com campeonatos do mundo de forma mais expressiva, há abraços que estavam ‘presos’ que se soltam, há expressão emocional — seja com vitórias, seja com derrotas — que surge de forma fluida.
No fundo, é muito claro que, sem que muitas vezes nos possamos aperceber, à boleia do ‘empurrão’ de um golo, festejamos de forma livre não só o golo mas outras conquistas, da mesma forma que à boleia de uma derrota permitimo-nos a chorar não só por essa derrota, mas por muitas outras dores da nossa vida que estavam contidas dentro de nós.
Com o campeonato do mundo é como se aprendessemos a sentir de forma livre e espontânea em tempo real, mas mais do que aprender a sentir permitimo-nos a sentir e a expressar no aqui e no agora sem filtros, sem máscaras e esse é um ensinamento que devíamos levar para todo o correr das nossas vidas. A postura livre com que sentimos as conquistas e derrotas de uma seleção, precisa de ser a postura livre com que sentimos a nossa vida.
Assim, fenómenos como um mundial de futebol, permitem-nos drenar as nossas emoções, permitem-nos expressar e construir laços entre todos nós e, por isso mesmo, são uma excelente alavanca para a nossa expressão emocional.









Comentários