Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional é muito importante quando não se consegue escolher, ou se tem muitas dúvidas quanto ao futuro escolar/profissional. Temos um serviço completo para o seu filho que avalia capacidades cognitivas, estrutura de personalidade e preferências vocacionais.

A Mariana tem 14 anos, não gosta muito da escola, mas até tem boas notas. Com a chegada do décimo ano está a começar a sentir-se pressionada para fazer uma escolha, mas, a Mariana sente-se perdida, parece incapaz de saber para que área deve ir. Afinal, todas as áreas têm coisas que lhe podem interessar, mas a Mariana ainda se sente muito imatura para tomar uma decisão tão importante.

Os pais da Mariana marcaram uma Orientação Vocacional e a Mariana explorou tudo aquilo que é, os seus gostos, as suas características pessoais e até as coisas que faz de melhor e de pior. Com este apoio, a Mariana conseguiu tomar uma decisão quanto à área escolar que lhe faz sentido não só agora, mas a longo prazo para o seu futuro.

Estas dúvidas, vividas pela Mariana, são também vividas por muitos outros adolescentes.

A Orientação Vocacional permite definir um percurso escolar e profissional que melhor se adapte a cada adolescente, isto é, compatível com as suas características de personalidade, com as suas competências e com os seus interesses. Com uma orientação vocacional, os pais e o adolescente recebem um relatório com a indicação de uma área de ensino secundário, ensino profissional ou ensino superior.

Design sem nome.png

A Orientação Vocacional engloba uma avaliação clínica focada em três áreas essenciais:

• Avaliação da dinâmica cognitiva global (áreas com melhor performance cognitiva e áreas com frágil performance cognitiva, e a forma essas performances podem influenciar o futuro académico e laboral)

• Avaliação da dinâmica de personalidade e dinâmica emocional

• Avaliação de interesses, preferências e aptidões escolares e profissionais