top of page

O que é essencial na maternidade?

Ser mãe é exigente e complexo, é talvez uma das tarefas mais desafiantes e importantes da vida. São as mães que, por norma, carregam muitos mundos dentro de si, solucionam muitas encruzilhadas e dão o ‘corpo às balas’ pelos seus filhos. É, por isso, à custa das mães, que muitos de nós se sentem com a coragem necessária para avançar, trilhar o desconhecido, arriscar e crescer. 


Apesar de todo o poder das mães, a verdade é que nos labirintos da maternidade, muitas mães sentem-se a falhar e procuram uma fórmula que as faça ser mães perfeitas, fórmula essa — por toda a essência da maternidade — impossível de alcançar. 


Perante tudo isto, aquilo que, muitas vezes, as mãe parecem não saber e que se torna urgente que saibam, é que uma mãe não precisa de ser perfeita, uma mãe precisa de ser consciente, presente e de partilhar com os filhos o amor incondicional. Se o conseguir fazer, os danos e as falhas que — naturalmente — vão surgindo podem ser atenuados. 


Claro que não devemos romantizar todo o processo e que há piores e melhores mães, consoante, por exemplo, o ambiente que as rodeia, os recursos que têm ao seu dispor. Mas, é também muito evidente que se a consciência, o amor e a presença existirem de forma consistente é grande parte de tudo aquilo que uma mãe precisa para ser a melhor do mundo para os seus filhos. 


Hoje, precisamos de agradecer às mães, mas precisamos também de serenar o coração das mães que sentem que não chegam a todo o lado, que sentem que falham, que ficam assustadas no exercício da sua maternidade. Uma mãe será tão melhor mãe, quanto mais feliz estiver consigo própria, quanto mais feliz estiver nas suas relações e quanto mais leveza conseguir entregar ao exercício da maternidade. 


A verdade é que, por muito que as técnicas se possam aperfeiçoar, o essencial para todos os filhos é um ‘equipamento base’ de quase todas as mães, a capacidade de sentir os seus filhos, a capacidade de escutar, de amparar e de amar de forma plena e incondicional. 



Comentários


> Marque a sua consulta 

Psicologia Clínica | Educação Emocional  | Formação

Rua Cidade de Rabat,

nº37, Loja H - Lisboa

© 2026 by Escola do Sentir

Siga-nos em:

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Subscrever a nossa Newsletter

Agradecemos a sua inscrição. Até breve

Custo da chamada de acordo com o seu tarifário

bottom of page