5 estratégias para um regresso às aulas com tranquilidade!

O regresso às aulas é sempre uma fase cheia de emoções, cheia de experiências, mas também cheia de receios e dúvidas.

A verdade é que é um novo ano e uma nova fase de adaptação não só para as crianças, mas também para os Pais e para as famílias, que em cada novo ano letivo precisam de redescobrir as suas necessidades e fazer frente às novas exigências que chegam.

Por isso, o ano letivo deve ser encarado com a leveza, estrutura e a confiança de que precisa para que a aprendizagem se dê. Assim, para que este novo ano lectivo seja positivo para todos comece por:

1 - Definir objetivos e ajustar expectativas - em fase de início de ano letivo é essencial definir objetivos com a criança, seja para os conteúdos escolares propriamente ditos, seja para atividades extracurriculares que existam. Definir objetivos e pequenas metas ajuda as crianças a orientarem-se durante o ano e ajuda os Pais a, em tempo real, auxiliar a criança caso as metas e os objetivos não estejam a ser atingidos. Nesta definição, é muito importante ajustar as expectativas e escolher objetivos que sejam atingíveis pelas crianças, ou seja, dois filhos diferentes podem ter objetivos de notas diferentes a cada disciplina, consoante as suas competências e as suas fragilidades.

2 - Ouvir as necessidades das crianças - antes de se dar o primeiro dia de aulas, converse com as crianças acerca das suas necessidades, do que precisam para um rendimento positivo e para que a escola seja um lugar feliz e de aprendizagem. Ao ouvir as necessidades das crianças, pode encontrar com elas algumas soluções e algumas estratégias para que essas necessidades sejam preenchidas.

3 - Dedicar-se à relação com os filhos - é fácil durante o decorrer do ano letivo, ficarmos perdidos em tarefas escolares e questões logísticas, lembremo-nos que a escola é muito importante, mas mais importante ainda é a família e a relação da criança com os Pais. Por isso, durante todo o ano letivo dedique-se à relação com a criança e dê-lhe tempo de qualidade. Sendo certo que o bem-estar em casa é um grande impulsionador do sucesso escolar de uma criança.

4 - Manter rotinas e regras definidas - definam as tarefas de cada um em casa para a nova fase que começa e definam as regras de forma clara. A rotina e as regras definidas e claras introduzem estrutura aos dias e previsibilidade. Para as crianças esta estrutura e previsibilidade ajuda a que se sintam mais seguras e confiantes, o que é imprescindível para o sucesso escolar.

5 - Celebrar as conquistas - ao longo de todo o ano letivo não se esqueça de celebrar as pequenas metas que são atingidas e de reconhecer o esforço das crianças. Este reconhecimento deve ser feito, de forma espontânea, sem que a criança esteja à espera e deve ser relacional. No fundo, a premissa não deve ser “se tiveres 4 a matemática, ganhas um jogo”. Mas sim, quando a criança atinge esse 4, e sem que esteja à espera, surpreendê-la com o seu jantar favorito ou com um passeio que ela goste, sendo importante que fique claro para a criança que esse jantar, ou passeio, está a acontecer porque os Pais estão felizes com os seus resultados.

Um novo ano letivo é sempre uma boa fase para começarmos de novo e para fazermos diferente, por isso, que este ano letivo seja um ano em que a magia pode acontecer, que exista espaço para a aprendizagem, para o crescimento de todas as crianças e todas as famílias.