3 fatores indispensáveis à saúde mental!
- Escola do Sentir
- 30 de set.
- 2 min de leitura
A nossa saúde mental é essencial para o nosso bem-estar global e tem alto impacto em diversas áreas da nossa vida.
Quando a saúde mental está menos estável, rapidamente se observam repercussões na saúde física, na performance profissional e até nas nossas relações.
Por tudo isto a saúde mental precisa de ser priorizada e de estar nos primeiros lugares na hierarquia do nosso autocuidado. Para garantires que cuidas da tua saúde mental, começa por:
1 - Aceitar e expressar as emoções - a contenção emocional é um dos primeiros passos para o adoecer psíquico. A verdade é que tudo aquilo que vivenciamos gera emoções e todas as emoções precisam de encontrar um lugar para se expressar e para saírem de dentro de nós. Por isso, lembra-te de aceitar as tuas vivências emocionais e de as expressar em tempo real;
2 - Desenvolver o autoconhecimento - o autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas contra o adoecer psíquico, uma vez que à medida que nos conhecemos cada vez melhor, que tomamos consciência dos nossos pontos fortes e das nossas fragilidades, ficamos também mais capazes de nos proteger e de reagir perante os desafios que vão, naturalmente, surgindo;
3 - Estabelecer relações saudáveis e positivas - as relações saudáveis e positivas são um dos maiores suportes emocionais e permitem-nos a rede de apoio necessária para reagir nos momentos mais dolorosos e difíceis. É, por isso, essencial que as relações sejam cuidadas, alimentadas e que existam em harmonia e equilíbrio no nosso dia a dia.
O essencial é que mantenhamos presente que a nossa saúde mental é prioritária e que há fatores que precisam de existir para assegurar a nossa saúde mental. Assim, precisamos de nos alinhar de forma proativa com esses fatores para garantir a nossa saúde mental e o bem-estar e eficiência nas mais variadas áreas da nossa vida.

Comentários