Qual o papel da fé na nossa vida?
- Escola do Sentir

- há 2 dias
- 2 min de leitura
A vida é repleta de sobressaltos, de passos em frente e de retrocessos, é quando tudo parece estar a correr menos bem que muitas vezes precisamos de recorrer à fé. Quase como uma forma de mantermos a nossa estrutura equilibrada e de mantermos a esperança.
Porque lado a lado com a fé existe a esperança, existe a confiança de que o desafio — seja ele qual for — poderá ser ultrapassado com sucesso.
É, por isso, que a fé acaba por ter um papel, muitas vezes, regulador do nosso equilíbrio. A verdade é que independentemente das nossas crenças, da nossa fé, independentemente da sua essência, por norma, a fé é inabalável e pertence-nos como parte da nossa identidade.
Por ter esta componente tão intrínseca dentro de nós, nos momentos de adversidade a fé permite-nos confiar. Mas, mais do que confiar a fé atribui-nos resiliência, no fundo dá-nos muitas vezes a força que parecemos não ter para continuar e persistir perante os obstáculos. É nessa persistência que muitas vezes, encontramos, por fim, o sucesso ou ultrapassamos o obstáculo.
A fé leva-nos ainda à capacidade de agir de acordo com o nosso interior, leva-nos a uma maior capacidade de ouvir a nossa sensibilidade interna e de apurar o nosso lado intuitivo. No fundo, leva-nos a ser mais verdadeiros connosco próprios a procurar respostas no nosso interior e, por isso mesmo, ajuda-nos a atingir maiores níveis de bem-estar.
No fundo, a fé ajuda-nos a irmos da confiança, à resiliência e durante o processo leva-nos a uma maior autenticidade. Condições base para nos mantermos alinhados connosco próprios e com os desafios que vão surgindo no decorrer da vida.
Sendo, por tudo isto, essencial que sejamos sempre capazes de respeitar a nossa fé e a de quem está ao nosso redor, mesmo que tenham em si bases diferentes, nunca nos esqueçamos que a fé tem o poder de nos fazer mover e de nos segurar nos momentos mais difíceis da nossa vida.













Comentários