top of page

Mães com certificado de qualidade!

É comum ouvirmos dizer que ‘ninguém nasce ensinado’, mas, às vezes, somos surpreendidos por mães com uma sensibilidade e uma intuição absolutamente fora do vulgar que, de repente, nos parece que nasceram ensinadas para ser mães!


Mães, com um colo que suporta toda a família, mães que riem com o corpo todo, mães que, ao mesmo que tempo, que abraçam com amor, conseguem traçar limites consistentes e robustos que protegem a criança e a secuziram no seu crescimento.


Na verdade, às vezes, as Mães assemelham-se a super mulheres, que com uma mão no jantar, uma mão nos avós, uma mão nos trabalhos de casa das crianças, se tornam multi-funções.


As boas mães são capazes de se colocar em questão, são capazes de se distribuir por um sem fim de tarefas, mas também são capazes de parar quando é preciso ponderar e pensar. As boas mães permitem-se a falhar, mas falham com a convicção de que estão a fazer o melhor, e, de falha em falha, crescem com os seus filhos e tornam-se assim numa espécie de diamante em bruto, que embora seja perfeito, permite-se a algumas falhas e a aprender, como se se deixasse polir.


A verdade é que o melhor do mundo para uma criança é essa entidade que é a mãe e, não fossem as mães e os seus super-poderes, estaríamos todos muito mais tristes, muitos mais assim-assim para a vida.


As mães com certificado de qualidade - e, sabemos que são muitas - sabem que estão numa viagem que não permite ‘divórcio’ do filho, que aconteça o que acontecer a luz do seu coração vai continuar ligada à luz do coração do seu filho, sabem zangar-se no momento certo, sabem reparar as feridas dos filhos. Mas, quando não fazem nada disto em tempo real, ficam assim com aquele ruído de fundo dentro delas, que as faz ter uma intuição que imaginávamos inatingível, que faz delas as melhores detetives do mundo e as faz descobrir e ser capazes de reparar cada movimento mal dado. Não é verdade que para ter certificado de qualidade, uma mãe precise de ser perfeita, para ter certificado de qualidade uma mãe precisa apenas de sentir com o coração todo, ao mesmo tempo que, nunca desiste de se questionar e de crescer com o seu filho.


Ser mãe, às vezes, pode ser uma viagem solitária, rodeada de sentimentos contraditórios, de dúvidas e, às vezes, de uma sensação de ‘ingratidão’ por parte dos filhos, pois, às vezes faça uma mãe o que fizer, parece que ninguém lhe reconhece os seus poderes mágicos e de repente lá vem aquele “só me vais dar valor, quando tiveres filhos”, que é assim uma forma de uma mãe dizer “só vais perceber o quanto te amo, quando amares tanto alguém como eu te amo a ti”, isto só mostra uma mãe com o coração todo e que é capaz de fazer uma birra em jeito de crescida com os seus filhos, de forma a coloca-los no lugar.

O mundo é tão melhor, quanto mais mães amarem de forma singular os seus filhos, como só uma mãe com certificado de qualidade sabe amar.


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page