top of page

5 estratégias para começar, hoje, a praticar a gratidão!

Sentirmo-nos gratos no nosso dia a dia tem diversos benefícios, facilitando a nossa relação com os outros, a autoconfiança e a segurança interna. No fundo, sermos capazes de ser gratos implica olharmos para as nossas vivências diárias e reconhecermos as coisas positivas que nos aconteceram, tornando-nos capazes de agradecer e de internamente sentirmos que a vida nos está a sorrir.


Apesar disso, é demasiado fácil ficarmos presos a tudo aquilo que sentimos que é negativo e que é um travão no nosso dia a dia e descartarmos as coisas boas, sem lhes darmos a devida atenção. Por isso, para começar hoje mesmo a praticar a gratidão e, por consequência, a ter benefícios dessa prática, comece por:


  • Agradecer todas as manhãs - muitas vezes, começamos o dia apressados e em piloto automático, o que acaba por impactar de forma negativa todo o nosso dia. Opte por começar o dia de forma mais tranquila, retirando uns minutos para tomar consciência de pelo menos alguma coisa positiva que tenha experienciado no dia anterior, permitindo-se a sentir-se grato e merecedor dessa experiência positiva.


  • Tome consciência das suas conquistas no último mês - reserve algum tempo mensalmente para fazer o balanço do mês anterior e registar as suas conquistas ou coisas boas que lhe tenham acontecido. Opte por registar essas conquistas escrevendo ou gravando um áudio, enquanto o faz permite-se dedicar o tempo à experiência da gratidão o que consolida os seus benefícios.


  • Tome consciência dos momento em que costuma ser excessivamente negativo e equilibre com uma perspetiva positiva - é demasiado simples focarmo-nos em tudo aquilo que é menos bom e que nos traz consequências desagradáveis, por isso, procure estar atento a esses momentos e faça o exercício de equilibrar a sua perspetiva de uma forma realista englobando os aspectos positivos aos quais deve estar grato.


  • Agradeça de forma direta às pessoas com que se cruza e elogie - seja grato na relação com os outros e pratique essa gratidão em tempo real, procure mostrar o seu lado grato de forma afetuosa e, sempre que sentir, elogie os outros. Ao provocar uma reação positiva nos outros, sentir-se-á automaticamente mais positivo.


  • Valorize cada momento - esteja atento aos pequenos momentos do seu dia e aproveite cada momento de forma única. Ao valorizar os pormenores, será mais capaz de se conectar com a gratidão e de a sentir como prática diária.


Perante tudo isto, é inequívoco que a prática da gratidão é uma estratégia poderosa para nos impulsionar no nosso dia a dia e sempre que a conseguimos praticar de forma ativa, ganhamos espaço para nos sentirmos mais realizados e mais felizes quer connosco próprios, quer na relação com os outros.



28 visualizações0 comentário

Comments


> Marque a sua consulta 

bottom of page