top of page

4 sinais de uma criança agitada!

Todos nós gostamos que as crianças tenham energia, no fundo, sabemos que crescer implica movimento, curiosidade, descobertas e, naturalmente, crescer implica muita energia. No entanto, muitas vezes somos — erroneamente — levados a confundir a energia natural das crianças com agitação. 


E, se é verdade que as crianças precisam de muita energia, não é verdade que as crianças precisam de agitação — seja ela física ou emocional. 


É essencial termos consciente que a agitação representa sempre um travão ao desenvolvimento e ao crescimento saudável de uma criança. No fundo, atrás de uma criança agitada está uma criança em sofrimento, a pedir ajuda, a pedir atenção. Por isso, é tão importante não ignorarmos os sinais da agitação e intervimos sempre que a vemos. 


Perante tudo isto, destacamos 4 dos principais sinais de que estamos perante uma criança agitada:


1 - dificuldades em terminar uma brincadeira  - a agitação implica que a criança, regra geral, não se sinta plena e tranquila. Por isso, uma criança agitada acaba por frequentemente saltar de brincadeira em brincadeira, sem nunca se permitir a terminar as brincadeiras ou as tarefas em que se envolve. 


2 - dificuldades em aprender - quando a agitação perturba a aprendizagem — seja ela escolar, de autonomia, ou de tarefas do  dia a dia — estamos perante uma criança agitada. Para uma criança se sintonizar com a aprendizagem, precisa de se sentir livre quer ao nível do pensamento, quer ao nível emocional. 


3 - dificuldade em manter um tema de conversa - crianças que saltam de tema de conversa em tema de conversa, sem concluir os temas, ou, crianças que passam grande parte do tempo a interromper a conversas — quer dos pais, de outros adultos ou de outras crianças — são normalmente crianças que estão tão agitadas que não conseguem controlar o ímpeto da ação e da verbalização. 


4 - agitação psicomotora - quando os sinais da agitação se expressam pelo corpo físico, por exemplo, através de se contorcer na cadeira ao jantar ou de tiques com as mãos, os olhos, ou outras partes do corpo.


É, assim, muito importante que quem lida com crianças fique atento aos sinais e que todos tenhamos consciência que, sempre que existem sinais de agitação o desenvolvimento da criança — emocional, social e cognitivo — fica comprometido, sendo por isso, essencial uma intervenção estruturada que permita reduzir essa agitação.



 

15 visualizações0 comentário

Comments


> Marque a sua consulta 

bottom of page