4 dicas para motivar o seu filho para o estudo!

Todos os pais, invariavelmente, querem que os seus filhos tenham um bom rendimento escolar e, com mérito, se dediquem aos seus estudos. Mas, ao mesmo tempo que todos os pais têm este desejo, há um número significativo de crianças e adolescentes que considera a escola uma “seca”, que se afastam da necessidade de estudar e que, no limite, se pudessem nem sequer iam à escola.

Ora afinal porque é que isto acontece? E porque é que se torna tão difícil para as crianças e adolescentes olhar para a escola com garra e vontade de estudar?

A verdade é que para as crianças e adolescentes, nem sempre, estudar representa alguma utilidade e alguma vantagem. O futuro está muito longe e, por isso, acabam por não conseguir ter motivação de que precisam projetando-se no futuro, seja ele pessoal ou profissional.

A verdadeira motivação e vontade para estudar tem de estar no agora e no presente, a criança - ou adolescente - precisa de encontrar um motivo que a mobilize para estudar e que lhe permita retirar a gratificação no agora.

Assim para promover essa motivação no seu filho, comece por:

1 - Mudar a perspectiva quanto ao estudo - perceba junto do seu filho, tudo aquilo que estudar implica. Sem julgar permita que o seu filho liberte tudo o que estudar significa para ele. Após isso, mostre-lhe outras perspetivas sobre a escola e ajude-o a encontrar linhas de ligação positivas entre ele próprio e o estudo.

2 - Evitar as recompensas - muitas vezes, com a ideia de que assim promovemos a motivação, oferecemos bens materiais em troca de boas notas, por exemplo, “se tiveres positiva a matemática, recebes uma Nintendo!". A verdade é que ao fazer isto, damos a indicação que só precisa de estudar se houver alguma recompensa efetiva e material. No entanto, à medida que a criança cresce as recompensas começam a escassear e torna-se difícil, manter os níveis de motivação necessários para alcançar bons resultados.

3 - Reconheça o esforço - apesar de não existir recompensas, é essencial reconhecermos o esforço. Isto é quando uma criança, ou adolescente, consegue um conjunto de sucessos significativos, ou alcança uma nota que sabemos que foi difícil de alcançar, devemos reconhecer o seu esforço. isto é sem que a criança esteja à espera, mostramos-lhe que estamos muito contentes com os seus resultados e, por isso, vamos fazer o seu jantar favorito, ou ir ao cinema, por exemplo. O reconhecimento do esforço deve ser relacional e não material. Assim, mostramos à criança que quando nos alinhamos com aquilo com que somos capazes, coisas boas naturalmente acontecem.

4 - Defina metas e objetivos - para que uma criança vá sentido que está no caminho certo e vá conseguindo retirar gratificações das suas conquistas, é essencial que essas conquistas sejam objetivas e claras para a criança. Assim, definir quais os objetivos quanto ao estudo e desconstruí-los em pequenas metas, é muito importante para que uma criança se possa guiar e possa ir reforçando a sua motivação à medida que vai fazendo as conquistas.

Recorde-se que o mais importante quanto ao estudo é que a própria criança, ou adolescente, encontre dentro de si uma ligação positiva com a escola e com a aprendizagem, de forma a que a motivação para estudar seja intrínseca e genuína.