top of page

3 estratégias para desfrutar do Natal!

O Natal implica muitas vezes, um turbilhão de emoções, entre a expectativa das crianças - e também dos adultos -, as relações familiares nem sempre simples e o desejo de que corra tudo da melhor forma, nem sempre conseguimos retirar o melhor partido Natal e desta época que, regra geral,  desejamos que seja de paz, de amor e de família. 


Por isso, este Natal para que te permitas a vivê-lo da melhor forma, começa por:


1 - Permitir-te a sentir - tudo aquilo que possas sentir em relação ao Natal, às relações familiares, ou a algum membro da tua família é válido. Por isso, permite-te a sentir e olhar para aquilo que estás a sentir e tenta perceber o porquê desse sentimento. No fundo, será mais fácil vivenciar o Natal e crescer se conseguires enquadrar aquilo que estás a sentir na tua história e se procurares dar um significado às tuas emoções.


2 - Ser flexível e empático - por muito que o Natal leve a opiniões contrárias, a questões inoportunas ou a algum desconforto, é importante que exista tolerância e flexibilidade em relação à perspetiva dos outros. Neste contexto, é importante definir os limites ao mesmo tempo que se procura não  alimentar o conflito.


3 - Dar espaço à partilha e à alegria - procura sintonizar-te com quem está ao teu lado, procura permitir-te a dar de ti às pessoas que são importantes para ti e abrir espaço para que cada uma delas possa expressar-se e partilhar aquilo que vive dentro de si. Lembra-te que o espírito de Natal implica que sejamos capazes de fortalecer relações, de dar colo e de receber colo. 


Por muito que o Natal possa implicar momentos com mais desconforto ou com algum atrito, devemos tomar consciência que as pessoas com quem passamos o Natal fazem parte da nossa história, e de alguma forma são importantes para a construção de tudo aquilo que somos, por isso, devemos aproveitar o Natal para retirar dele o melhor partido, para nos permitirmos a sentir, a fortalecer laços e a unir pontos dentro da nossa própria história. 



8 visualizações0 comentário

Comentarios


> Marque a sua consulta 

bottom of page