3 coisas que todas as crianças precisam!

Todas as crianças são únicas, é verdade que cada criança à sua maneira tem necessidades particulares e que a tornam especial. Apesar disso, há 3 coisas que todas as crianças precisam e que são absolutamente essenciais ao seu desenvolvimento, ao seu bem-estar e à sua felicidade.


Assim, independentemente, das características de cada criança, todas elas precisam de:


1- Segurança - a segurança é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento emocional de uma criança. Para que uma criança se sinta segura, precisa que os adultos à sua volta sejam capazes de lhe transmitir estabilidade, estrutura e confiança. Uma grande parte desta estabilidade e estrutura consegue-se a partir de regras e limites claros e definidos. Outra parte, consegue-se quando a própria criança sente que os adultos à sua volta confiam que ela é capaz, na prática quando os adultos permitem que uma criança assuma responsabilidades e que tenha, por exemplo, a seu cuidado algumas tarefas que lhe mostram que é efetivamente capaz no seu dia a dia.

Neste sentido, não nos esqueçamos que uma criança segura de si, será sempre mais capaz e conseguirá manter-se mais forte perante todos os desafios que se coloquem no seu dia a dia.


2 - Amor incondicional - é essencial que as crianças se sintam amadas por inteiro, isto é, que uma criança sinta que gostam dela independentemente das suas fragilidades ou dos seus insucessos. Aquilo que as crianças mais procuram é ter certeza que os adultos importantes para elas permanecem com um amor inabalável mesmo que, por exemplo, se portem mal ou tenham uma negativa. Na prática, isto significa que independentemente de qualquer falha, os adultos continuam disponíveis de forma afetuosa para a criança, dando contato físico e amor.

Uma criança que se sinta amada por inteiro é sempre uma criança de bem com a vida e mais feliz.


3 - Sentirem-se ouvidas - todas as crianças precisam de sentir que são ouvidas, muitas vezes, as crianças não conseguem encontrar palavras para se expressar de forma adequada quer a nível emocional, quer das suas necessidades do dia a dia. Mas, apesar disso, sentirem que são ouvidas é das coisas que as crianças mais gostam e precisam. Muitas vezes, não precisamos de lhes dar respostas, apenas de lhes mostrar que estamos a ouvi-las atentamente e que tudo aquilo que nos dizem é importante e tem valor para nós.

Uma criança que se sente ouvida, será sempre uma criança que mais facilmente será capaz de partilhar tudo aquilo que vivencia - quer sejam coisas boas, quer sejam coisas más - e que tem uma maior ponte de cumplicidade com os pais.


Perante tudo isto, não nos esqueçamos de estar atentos a todas as necessidades das crianças, sendo capazes de ouvir tudo aquilo que elas têm para nos dizer, de as amar de forma incondicional e de lhe transmitir toda a segurança de que precisam para permanecerem seguras de si pela vida fora.


#escoladosentir

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo