top of page

Os benefícios do brincar!

Por muito simples que pareça, o brincar é a força motriz do desenvolvimento de uma criança! Enquanto uma criança brinca, desenvolve um sem fim de competências, descobre-se a si própria e descobre o mundo. No fundo, é no brincar que reside a essência da infância e é o brincar que torna a infância mais rica, livre e feliz.


Por isso mesmo, é essencial que em cada família, em cada escola exista espaço para o brincar. Entre os muitos benefícios do brincar, surgem alguns que determinam o bem-estar de uma criança e até o seu futuro, dos quais se destacam:


1 - Desenvolve a criatividade e a imaginação - uma criança que tenha espaço e tempo para brincar de forma livre e espontânea, será sempre uma criança mais capaz de imaginar e de construir histórias. Ao mesmo tempo que o faz, uma criança aprende a organizar o seu pensamento e a ser flexível.


2 - Desenvolve a tolerância à frustração - é nos jogos estruturados e de regras que muitas vezes, uma criança aprende a perder e a ter a garra necessária para prosseguir os objetivos e para ganhar. Assim, à medida que uma criança saí vencedora e derrotada vai explorado diversas sensações e desenvolvendo a sua capacidade de tolerar a frustração e persistir perante as dificuldades.


3 - Desenvolve as competências pré-académicas - ao brincar, por exemplo, com plasticinas, ou areias mágicas, uma criança estimula a motricidade fina e a coordenação olho-mão, essenciais à escrita. Da mesma forma que, enquanto brinca desenvolve, de forma divertida e fluída, a capacidade de concentração, de atenção e o raciocínio prático.


4 - Desenvolve a capacidade de lidar com as emoções - quando uma criança brinca a fazer teatros acerca da família, da escola ou dos amigos, ou ao faz de conta com outras personagens, está também a elaborar e a compreender as suas relações, a dar-lhes significado e a experimentar vários papéis. O que contribui para que se conheça cada vez melhor a si própria e lide de forma cada vez mais eficiente com tudo aquilo que sente.


Desta forma, se queremos crianças cada vez mais felizes e cada vez mais capazes, é absolutamente fundamental que nunca nos esqueçamos que a infância exige brincar e que o brincar é e será sempre, um ótimo impulsionador do desenvolvimento e do bem-estar das crianças. Por isso, é essencial que todas as crianças tenham espaço para brincar!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page