O mal estar emocional pode levar ao adoecer físico!
- Escola do Sentir 
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Enquanto pessoas somos o somatório de todas as nossas experiências e de todas as nossas histórias. É muito claro que corpo, mente e emoções não se podem dissociar e que estão não só interligadas, como o adoecer de uma das áreas tem o poder de gerar o adoecer nas outras áreas.
É comum prestaremos mais atenção ao corpo físico, é comum ficarmos mais alerta quando o corpo físico adoece, mas esquecemo-nos que muitas das facetas do adoecer do corpo físico acontecem porque anteriormente o corpo emocional adoeceu.
Neste aspecto, há algumas doenças físicas que de forma mais consistente estão interligadas com o adoecer do mundo emocional. Nomeadamente, as doenças cardíacas que são mais comuns em determinados tipo de personalidades, as doenças gástricas e dermatológicas que ocorrem com mais frequências em registos de contenção emocional e as doenças autoimunes que são, com frequência, um reflexo muito forte do mal estar e do adoecer interno.
Termos esta informação consciente, ajuda-nos a intervir quando o quadro de doença se instala, mas mais importante que isso, ajuda-nos a tomar medidas protetoras para a prevenção deste adoecer físico.
Desta forma, se almejamos a saúde de forma plena, precisamos de focar na nossa capacidade de lidar com as nossas emoções, principalmente na nossa capacidade de expressar e libertar de forma saudável as nossas emoções, porque é precisamente no controlo e contenção emocional que há mais espaço para a instalação de quadros de adoecer físico.
É a medida que a otimização do pensamento e da capacidade de lidar com as emoções passam a estar em primeiro plano que se torna mais fácil, prevenir o adoecer físico.
Nesta procura pela saúde, nunca podemos esquecer que somos seres inteiros, que tudo aquilo que vivenciamos e sentimos contribui quer para a nossa saúde, quer para o nosso adoecer. Só quando olhamos para tudo aquilo que somos de forma ampla, podemos ter todos os indicadores necessários ao nosso bem-estar e à nossa saúde física e mental.













Comentários