Ufa, acabou o ano letivo!

Chegou ao fim o ano letivo e, finalmente, alunos, pais e professores respiram de alívio! Por norma, esta já é uma altura de desgaste em que já todos queremos descansar, mas este ano - pela segunda vez consecutiva - foi particularmente difícil de fazer chegar ao fim, entre os desafios habituais da aprendizagem e os novos desafios de aulas presenciais intercaladas com aulas online, quase todos terminamos o ano letivo com a sensação de “ufa, finalmente acabou!”

Mas, antes de encerrarmos finalmente o ano letivo, não nos esquecemos que quase todas as crianças e adolescentes - mesmo que com insucesso escolar - terminam o ano letivo com medalha de mérito, por tão bem terem resistido à frustração e por tão bem se terem continuado a readaptar aos sobressaltos que este ano letivo trouxe.

Assim, mesmo aqueles que não tiveram o sucesso escolar que todos desejaríamos, merecem um Verão sem a sombra das negativas a pairar e merecem “desligar” da escola.

Por isso, em final de ano letivo, devemos ainda manter presente que as notas escolares nunca deviam definir uma criança ou ser o assunto central dos almoços e encontros de família. Lembremo-nos que as crianças, regra geral, não têm negativas por vontade própria e que - particularmente nestes dois últimos anos letivos - o insucesso escolar deve ser amplamente avaliado para que se possa dar um apoio robusto e consistente a uma criança.

Na maioria das vezes, o insucesso escolar reflete um pedido de ajuda superior à aprendizagem cognitiva propriamente dita, assim, independentemente do motivo do insucesso escolar, se as notas assumirem uma “nuvem negra” sobre a criança ou adolescnete, só contribuímos para que se desligue cada vez mais da escola, para que se afaste cada vez mais da aprendizagem.

Desta forma, que ninguém se esqueça que para todas as crianças e adolescentes é agora tempo de parar, de desligar, de restabelecer energias e, principalmente, de brincar muito ou de estar com os amigos e a família em tranquilidade. Que este Verão traga a todas as crianças e adolescentes uma lufada de ar fresco e tudo aquilo que merecem e precisam para que Setembro se inicie o ano letivo com energias renovadas e com a alegria necessária para se aprender de forma leve e confiante.