top of page

Que o pai ocupe sempre o seu lugar de destaque!

Todos os Pais são únicos, o pai é assim uma figura de referência que permite a cada criança sentir-se segura de si e, ao mesmo tempo, ter uma alavanca para sonhar.

A verdade é que o pai tem funções insubstituíveis e é inquestionável que uma criança precisa de se sentir conectada com o seu pai. Por isso, sempre que o pai chega mais cedo do trabalho há um brilho no olhar de uma criança, sempre que o pai joga futebol, ou se desdobra para pentear o cabelo das bonecas há mais Amor no coração de uma criança. E, por muito que o pai não possa brincar e estar presente a toda a hora, sempre que está, faz toda a diferença.


No pai uma criança pode ter um Super-homem, um melhor amigo, um cúmplice ou até uma versão de si própria em ponto grande, mas aquilo que é mais importante é uma criança sentir-se chegada para o colo do pai, como se de repente a distância entre os dois fosse reduzida a zero. Porque é inquestionável que quando em crescidos nos sentimos seguros para ir a jogo, para ultrapassar desafios e fazer conquistas, regra geral tivemos no pai - ou numa figura de referência - um vínculo seguro de alguém que acreditava em nós e que nos fez crescer com os pés na terra e o coração a pulsar pelos sonhos.

E se olharmos para o presente, se há alguma coisa boa que a pandemia nos trouxe foi os Pais estarem mais dentro de casa, haver mais pai na vida de uma criança, mais proximidade e mais brincadeira. Sim, claro que, durante a pandemia, houve períodos de atritos e de stress, mas a verdade é que os Pais foram mais ‘utilizados’ que nunca e isso só trouxe coisas boas para as nossas crianças.

Neste Dia do Pai e para lá dele, é importante não nos esquecermos que os Pais precisam de continuar a desafiar-se e a serem desafiados a ligarem-se aos filhos, que um pai é tão importante como uma mãe e que deve ter um lugar de destaque na vida dos filhos, pois uma criança é tão mais feliz quanto mais pai tem junto de si, de forma autêntica e genuína.

É verdade que o papel de pai, tem vindo a sofrer muitas alterações, e os pais têm vindo a tornar-se cada vez mais presentes e ativos na vida dos filhos, de uma forma ou de outra, mesmo com uma cultura a colocar um travão, mesmo com o sentimento de que nem sempre estão tão à altura das mães, não desistem de ir a jogo na vida dos filhos e marcam posição de destaque no seu coração. Porque para bem da verdade, em cada filho há mais amor, mais bem-estar e mais alegria, quanto mais pai existir.

Assim, neste Dia do Pai desejamos que todos os dias possam ser um bocadinho Dia do Pai, e que o pai tenha sempre um lugar de destaque no coração de cada criança e que todas as crianças possam encontrar num pai, cumplicidade, brincadeiras e amor a multiplicar. Assim, de coração cheio, uma criança terá certamente mais facilidade a percorrer todos os desafios do seu dia a dia, porque um pai pode dar uma grande bagagem de segurança, valores e irreverência a uma criança.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page