Precisamos de cuidar dos Professores!

Será que os Professores são reconhecidos como merecem? Quase todos nós já ouvimos dizer que “os Professores têm férias o Verão todo”, ou que “ser Professor é fácil”. Mas, será mesmo assim?

A verdade é que são os Professores que são os principais responsáveis pela evolução e desenvolvimento das crianças, que, de braço dado com as crianças, as levam a questionar-se, as levam a olhar para o Mundo com outros olhos e a criar.

E a missão de um Professor é, sem dúvida das missões mais desafiantes e mais bonitas ao mesmo tempo, porque ser capaz de chegar a 25 crianças diferentes numa sala de aula, ser capaz de arranjar a melhor forma para que cada um aprender e reinventar-se para desvendar em cada criança as suas principais competências é um ato de super-herói.

Mas, teimamos em desvalorizar os Professores, no entanto, mais grave que isso, é todos teimarmos em não ouvir as necessidades dos Professores, em não dar aos Professores aquilo que eles precisam para conseguirem continuar a ser Professores à séria. E mais do que ser Professores, poderem ser mestres para cada uma das nossas crianças. Porque quando temos um mestre, temos uma figura que nos guia, de referência, que nos faz manter ligados e motivados para aprender e crescer.

E que nunca nos esqueçamos que é sempre dessa ligação mais emocional que todas as crianças precisam para se manterem motivadas e ligadas à escola.

Um verdadeiro Professor, tem de continuar a ser criança pela vida fora, para conseguir ligar-se aos seus alunos e colocar-se no lugar de cada criança, um verdadeiro Professor tem se estar sempre a aprender para continuar a ensinar, tem de ser capaz de sentir de forma fora do vulgar para chegar ao coração de cada aluno.

Por tudo isto e pelo papel preponderante que os Professores têm no futuro de cada criança e no futuro da sociedade, é essencial que deixemos de mal-tratar os Professores, que possamos dar-lhes os recursos de que precisam para que ensinar continue a ser para cada Professor uma missão e uma tarefa leve, divertida e satisfatória.