Pelo bem de todos, é urgente cuidar dos Professores!

Os professores são muitas vezes mal-amados e muito pouco cuidados, como se - de repente - todos nos zangássemos demasiadas vezes com os professores. As crianças desafiam, as infra-estruturas nem sempre são as mais dignas e até as políticas, muitas vezes, se desalinham de tudo aquilo que um professor precisa e sente como essencial para ter condições emocionais e físicas, para exercer de forma exímia a sua função.

Apesar de todos estes contratempos, uma grande parte dos professores tem-se mantido firme e consistente naquilo a que se comprometeu com paixão e profissionalismo.

É ainda, neste contexto, absolutamente essencial que nunca nos esqueçamos que os professores têm em si o poder de gerar transformações e fazer crianças, adolescentes e até adultos reinventarem-se, crescer e aprender a pensar.

E, quando assim é - quando um professor se permite a ser verdadeiramente professor e a tocar no interior de cada aluno - a magia acontece e, muitas vezes, são os professores que se tornam as principais figuras de referência para algumas crianças e fonte de inspiração e, mais importante que isso, tornam-se o motor de ação rumo aos objetivos e aos sonhos.

Esta é a essência de muitos professores que, pela forma como ensinam e conseguem chegar a cada aluno, acabam por - mesmo muitos anos depois de já não serem professores de cada um dos seus alunos - continuar a gerar a longo prazo um impacto positivo na vida de cada um.

Porque um professor é fácil de reconhecer e é sempre alguém que, com arte e engenho, ensina e conduz o pensamento de cada aluno a níveis cada vez mais elevados, tornando cada aluno cada vez mais capaz e uma versão cada vez mais apurada de si próprio.

É, por isso, absolutamente urgente que todos reconheçamos que cuidar dos professores, é cuidar das nossas crianças, é cuidar do presente e do futuro de cada geração.