Para ter saúde, não se esqueça da saúde mental!

Atualizado: Mai 6

Dia 7 de Abril, é dia mundial da Saúde! Continuamos a ter necessidade de assinalar este dia, no entanto, continuamos sem as medidas globais eficazes de prevenção de saúde, nomeadamente, sem uma estrutura e robusta educação para a saúde.

A verdade é que este cenário existe naquilo que diz respeito á saúde física e agudiza-se quando olhamos para a saúde mental. Em dia mundial da saúde não nos podemos esquecer que a saúde mental e a saúde física se interligam e que para haver saúde física é essencial cuidarmos da nossa saúde mental e vice-versa.

Assim, tendo em conta que a saúde mental é um pilar imprescindível para a nossa saúde global, é prioritário cuidar da nossa saúde mental. Para o conseguir fazer de forma eficiente é essencial permitir-se a sentir, estar atento ao seu corpo, aos seus pensamentos e aos seus comportamentos. Seguindo algumas estratégias:


1 - Dê significado ao que sente - olhar para aquilo que experienciamos e elaborar, atribuindo um significado, é essencial para conseguirmos lidar forma eficiente com a nossa realidade interna, nomeadamente, com as nossas emoções.

2 - Expresse aquilo que sente - além de compreendermos aquilo que experienciamos, devemos ser capazes de expressar, seja partilhando com alguém, seja recorrendo a atividades artísticas ou desportivas, por exemplo. Seja de que forma for, aquilo que vivemos deve encontrar uma forma de expressão fora de nós próprios.

3 - Estabeleça relações positivas e duradouras - são as relações que nos prendem à vida e que nos alimentam internamente, por isso, procure investir em relações positivas e que se prolonguem no tempo, permitindo-lhe assim sentir-se mais seguro e mais pleno de si.


4 - Faça tarefas que lhe dão bem-estar - procure ocupar o seu tempo com atividades prazerosas e que vão de encontroados seus reais interesses e gostos.


5 - Seja flexível e adaptável - é essencial ser capaz de se adaptar a diversos contextos, e a cenários inesperados, da mesma forma, que deve ser tolerante consigo e com os outros.


6 - Diga não - deve procurar conhecer os seus limites, e conseguir defini-los quer consigo, quer com quem está à sua volta.


7 - Seja autêntico - quando exerce um grande esforço para ser aquilo que na realidade não é, acaba por criar uma força de bloqueio a todas as suas potencialidades. Por isso, procure ser sempre genuíno e autêntico, sendo real consigo próprio, assumindo o comando do seu dia a dia.


Assim, aproveite o dia mundial da saúde para começar já a cuidar da sua saúde, nomeadamente, a estar atento à sua saúde mental. Recorde-se que, somos tão mais saudáveis quanto mais cuidamos de todas as áreas da nossa vida e que estar atento a tudo aquilo que vivenciamos e sentimos é um passo fundamental para a nossa saúde mental e para o nosso equilíbrio global.

#escoladosentir

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo