top of page

Os ingredientes para umas férias saudáveis com crianças!

Verão é sinónimo de férias e de tempo extra em família. E, ao mesmo tempo, que este cenário é desejado por todos, também traz consigo alguns anseios e atritos que, nem sempre, se tornam fáceis de gerir.


De repente, crianças e pais passam a estar juntos 24 horas por dia e, isso - como não podia deixar de ser - torna-se um desafio, obrigando a que todos se reinventem para que o ambiente possa ser tranquilo e divertido.


Por isso, durante as férias há muitas atividades que podem ser úteis para que as crianças tenham uma férias estimulantes e saudáveis e para que toda a família se possa conectar e viver este período de forma leve e feliz. Assim, sugerimos:


  • Brincar muito e explorar em diferentes contextos - quer na praia, quer no campo, temos um sem fim de oportunidades para estimular as crianças e mantê-las divertidas e ocupadas. Por exemplo, com a areia da praia é possível estimular a motricidade fina, façam castelos, sintam a areia por entre os dedos, fazendo diferentes pressões e deixando-a cair levemente sobre o corpo. Ao fazê-lo estão a estimular a componente sensorial da criança e dar-lhe tempo de conexão com a família, essencial a todo o seu desenvolvimento.


  • Criar histórias familiares - quantas vezes não há momentos aborrecidos nas férias com as crianças? Aproveite esses momentos para contar aos seus filhos histórias suas e da sua infância. Enquanto o faz, promove o autoconhecimento da criança e cria uma ponte de cumplicidade familiar, ao mesmo tempo que, uma criança conhece a história dos pais, aumenta o seu sentido de pertença e a sua segurança interna.


  • Proporcione momentos com os avós - os avós são um ótimo motor de desenvolvimento das crianças, para além disso, os avós são mais tolerantes, pacientes e são - por norma - capazes de abrir espaço no colo para ouvir todas as histórias dos netos e para os fazerem sentir-se importantes e especiais, o que reforça a autoestima e bem-estar das crianças.


  • Proporcione diversão nas viagens longas de carro - ocupem o tempo com jogos de palavras ou números. Por exemplo, aproveite para fazer jogos matemáticos como o jogo do 24 com as matrículas dos outros carros e, assim, estimular o raciocínio prático. Ou, em alternativa, podem a partir das músicas favoritas das crianças, criar momentos de diversão em família e desafiar a criança a criar novas letras para os ritmos das suas músicas favoritas, estimulando a criatividade.


  • Façam campeonatos de jogos de tabuleiro - como, por exemplo, damas, uno, quatro em linha e, à medida que uma criança perde e ganha nos diferentes jogos, está a desenvolver não só as suas competências, como a sua capacidade de ser tolerante à frustração.


  • Envolva os filhos na decisão dos planos de férias - peça a opinião sobre onde jantar ou como passar a tarde em família. Envolver as crianças nas decisões é essencial para as responsabilizar e as fazer sentir importantes na dinâmica de férias, mas também para que, gradualmente, desenvolvam a sua aptidão para a tomada de decisão.


  • Desafie os seus filhos a interagir com outras crianças - ao se tornar capaz de brincar com crianças - ainda - desconhecidas e ao tomar iniciativa, está também a desenvolver as competências sociais.


Para consolidar tudo isto, é essencial aproveitarem as férias para conversarem muito, fazerem partilhas em família e ouvirem as necessidades de pais e filhos. Quando o conseguimos fazer, todos se podem sentir especiais e as férias em família passam a ser sinónimo de muita estimulação, diversão e união familiar.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page