Foto do escritorEscoladoSentir

O que nos dizem as notas escolares acerca das crianças?

Estamos em fim de semestre letivo, é altura de fazer balanços e de perceber afinal como está a correr a escola para as crianças. E todos gostamos de sentir que têm uma boa ligação à aprendizagem e que conseguem ter um rendimento escolar à medida das suas capacidades.

No entanto, é muito comum, após olharmos para as notas das crianças, termos a percepção de que aquela criança seria capaz de mais, de que aquela criança, por algum motivo, não está a conseguir atingir o seu potencial todo a nível escolar, ficando as suas notas abaixo do que seria esperado.

E, quando assim é, é importante pensarmos porque será que a criança não está a conseguir e, regra geral, esta falta de rendimento escolar, quando estamos perante uma criança capaz, diz-nos:

• falta de motivação - muitas vezes, não há nada que motive verdadeiramente as crianças para a escola e para a aprendizagem. Por isso, acabam por ficar em serviços mínimos tendo um rendimento escolar, que lhes permite passar de ano, mas que não reflete todas as suas capacidades.

• falta de atenção e concentração - é comum as crianças estarem demasiado agitadas ou simplesmente envolvidas no seu próprio mundo interno, o que faz com que acabem por dispersar a sua capacidade de atenção e concentração e, naturalmente, as suas notas acabam por cair a pique, deixando de refletir tudo aquilo que a criança é capaz.

• ausência de segurança interna - muitas vezes, as crianças até estudam, até estão preparadas para os testes, no entanto, estão tão inseguras delas próprias, que assim que chega o momento de avaliação, acabam por bloquear, confundir conceitos e não serem capazes de alcançar o seu melhor potencial.

Perante tudo isto, sempre que estamos diante de uma criança que não está a conseguir dar o melhor de si a nível escolar, devemos analisar o porquê de não o estar a conseguir fazer. Para que, a partir daí possamos ajudar a criança exatamente naquilo que é a sua dificuldade, seja ajudá-la a manter-se motivada, seja concentrada ou mais segura de si.