top of page

Como combater a desmotivação?

É a motivação que nos faz ser capazes de criar uma autoestrada em direção ao nossos sonhos, que nos dá energia e o ‘friozinho’ na barriga de quem vibra pela vida e pelas suas conquistas. No entanto, é muito comum ouvirmos quer adolescentes, quer adultos, retorquirem que não se sentem motivados, que a morosidade parece ter-se apoderado e que, daí, à conquista do que quer que seja, parece estar uma grande muralha.

Afinal de onde vem a desmotivação? A desmotivação pode vir de diversos fatores mas, regra geral, há três elementos que podem ser determinantes na desmotivação, são eles:

  • o medo de falhar - isto é, porque temos muito receio de ir a jogo e não conseguir alcançar o objetivo, a simples ideia de antevermos uma potencial falha é automaticamente geradora de frustração e, por consequência, de desmotivação;

  • a rotina - porque temos a ideia que façamos o que fizermos parecemos permanecer sempre no mesmo lugar (não subimos na carreira, não tiramos melhores notas, por exemplo), essa sensação de que tudo permanece igual independentemente da nossa ação, faz com que tenhamos tendência à morosidade e à desmotivação;

  • Sentirmos que não temos, à nossa volta, pessoas motivadas para nós - para arriscarmos e nos mantermos motivados, precisamos de nos sentir seguros e confiantes, muitas vezes, a desmotivação vem a reboque da sensação que os outros não nos valorizam, não estão junto de nós, não gostam de nós. E, são as relações que nos prendem à vida e que, por isso mesmo, são essenciais às conquistas dos nossos objetivos e à nossa força de motivação.


Por tudo isto, se queremos combater a desmotivação em primeiro lugar, temos de perceber a sua origem, um certo conhecimento da origem da desmotivação é, por si só, um elemento essencial para a compreendermos e a combatermos.


Em segundo lugar, há um conjunto de estratégias práticas que podemos adoptar:

  • Definir objetivos e estabelecer metas - é importante definirmos objetivos para sabermos em que direção queremos ir, no entanto, a par com os objetivos é essencial estabelecer pequenas meta alcançáveis com facilidade, assim, permanecemos conscientes de que o objetivo é possível de alcançar.

  • Celebrar conquistas - a celebração permite-nos enviar uma mensagem de conquista ao nosso cérebro, que nos fará manter mais motivados, por isso, sempre que chegar a uma meta, celebre! Pode celebrar com um almoço especial, partilhando a conquista com alguém, mesmo que de forma simples, celebre sempre. E mantenha em mente tudo aquilo que já conquistou, pois será uma alavanca para o manter no caminho certo.

  • Visualizar o sucesso - os nosso pensamentos são altamente responsáveis pelas nossas ações, se se visualizar, com frequência, a alcançar as metas e o objetivos, e até verbalizar em voz alta que é capaz de alcançar essas metas e objetivos, será mais fácil manter-se motivado para eles.

  • Alinhar-se com os seus valores - se queremos que a motivação seja forte, os objetivos a que nos propomos têm sempre de se alinhar com os nosso valores pessoais.

  • Permitir-se a falhar - Na conquista de qualquer objetivo vai sempre existir períodos mais solitários, mais sombrios e mais desafiantes, por isso, não se obrigue a estar constantemente 100% disponível e motivado para os seus objetivos.


Por fim, não se esqueça que é essencial perceber a raíz da sua desmotivação, para, posteriormente, levar a cabo um conjunto de acções que a minimizem. Não se esquecendo que a motivação funciona como uma fonte de energia que nos permite ligar-nos à vida e permanecermos ligados às conquistas dos nossos objetivos.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page