Avaliação Maturidade Escolar

Permite avaliar um conjunto de factores (cognitivos, emocionais e sociais), que indicam se a criança está apta para ingressar no 1º ano de escolaridade.

A Avaliação de Maturidade Escolar engloba uma avaliação clínica, focada em:

• Avaliação global do desenvolvimento (competências cognitivas, raciocínio prático, raciocínio verbal, funções executivas, como por exemplo, a atenção e memória, competências psicomotoras);

• Avaliação da dinâmica de personalidade e dinâmica emocional (nomeadamente, maturidade, autonomia, motivação, tolerância à frustração e gestão emocional)

• Avaliação da lateralidade e consciência rítmica;

• Avaliação da dinâmica social;

• Avaliação do contexto familiar.

Com base no cruzamento dos dados obtidos na avaliação de maturidade escolar, é delineada a altura certa para a entrada na escola, de forma a, garantir uma adesão positiva da criança à escola e o equilíbrio em todas as áreas da sua vida, que promovam um crescimento saudável. Esta avaliação é acompanhada por um relatório discriminativo das competências da criança e dos fundamentos que estão na base da sua entrada, ou não, na escola. Para além disso, se necessário, será acompanhado de estratégias práticas promotoras do desenvolvimento da criança.

Design sem nome (8).png

Porque  é essencial que a entrada no primeiro ciclo respeite o desenvolvimento de cada criança. Apesar dos seis anos serem um indicador da entrada no primeiro ciclo, há crianças que por factores emocionais, intelectuais ou sociais devem atrasar ou adiantar a entrada na escola, para garantirmos que cada criança está em sintonia com todas as suas áreas, chegada a hora de aprender.