Avaliação Maturidade Escolar
Permite avaliar um conjunto de factores (cognitivos, emocionais e sociais), que indicam se a criança está apta para ingressar no 1º ano de escolaridade.
A Avaliação de Maturidade Escolar engloba uma avaliação clínica, focada em:
-
Avaliação global do desenvolvimento (competências cognitivas, raciocínio prático, raciocínio verbal, funções executivas, como por exemplo, a atenção e memória, competências psicomotoras);
-
Avaliação da dinâmica de personalidade e dinâmica emocional (nomeadamente, maturidade, autonomia, motivação, tolerância à frustração e gestão emocional)
-
Avaliação da lateralidade e consciência rítmica;
-
Avaliação da dinâmica social;
-
Avaliação do contexto familiar.
Com base no cruzamento dos dados obtidos na avaliação de maturidade escolar, é delineada a altura certa para a entrada na escola, de forma a, garantir uma adesão positiva da criança à escola e o equilíbrio em todas as áreas da sua vida, que promovam um crescimento saudável. Esta avaliação é acompanhada por um relatório discriminativo das competências da criança e dos fundamentos que estão na base da sua entrada, ou não, na escola. Para além disso, se necessário, será acompanhado de estratégias práticas promotoras do desenvolvimento da criança.
Porque é essencial que a entrada no primeiro ciclo respeite o desenvolvimento de cada criança. Apesar dos seis anos serem um indicador da entrada no primeiro ciclo, há crianças que por factores emocionais, intelectuais ou sociais devem atrasar ou adiantar a entrada na escola, para garantirmos que cada criança está em sintonia com todas as suas áreas, chegada a hora de aprender.