Precisamos de férias depois das férias?

O Verão trás consigo uma lufada de ar fresco, torna-nos mais leves, mais sorridentes e até mais apaixonados. Planeamos as férias como quem tem nelas o coração a bater e os sonhos a chegar. Mas, por vezes, quando chegamos às férias elas tornam-se difíceis, bastante difíceis até, como se, mais que nos revitalizarem, nos confrontassem com uma realidade que dói e que nos afasta de nós e de quem mais próximos queremos estar.


Isto acontece, porque não raras vezes, passamos o ano de trabalho como que ‘adormecidos’ para a realidade, assim, chegar às férias e passar 15 dias inteiros seguidos com o com a família, mostra-nos a sua fragilidade e muitas vezes, abre-nos os olhos para como estamos distantes. As crianças lá de casa não tiram os olhos das tecnologias, adormecem a jogar, acordam nas redes sociais e pelo meio vêm series ou desenhos animados, e de repente, um pai ou uma mãe, percebe que afinal a família que acreditava ter, parece estar a perder-se. Para além disso, muitas vezes, as férias, são verdadeiros testes a uma relação amorosa, e colocam a nu a distância que um ano de azáfama nos permite ter.


Como se não chegasse, o pai tem de ler o jornal envolto em areia, enquanto as crianças o puxam para o mar, a mãe, muitas vezes, continua a ser uma multifunções. Quando chega a hora da viagem de regresso de férias, às vezes, lá vem a cereja no topo do bolo, no carro as crianças são capazes de arranjar uma gritaria e todos se zangam. E assim, as férias revelam-se muitas vezes, absolutamente cansativas.


Mas, Setembro é um mês bonito, é um mês de reinícios e planos, às vezes é como se setembro, se torna-se Janeiro ali ao nível dos sonhos. Por isso, é o momento ideal para paramos e pensarmos qual é o caminho que queremos para nós e para a nossa família. Desta forma, é importante que coloquemos as férias em perspectiva e percebamos se ficaram bem ali ao lado daquilo que sonhamos ou se, por outro lado, viraram quase um caos internos e ficaram bem longe dos nossos sonhos.


Se ficaram longe, é altura certa para começar a preparar as férias de 2020, para, passo a passo, criarmos pontes de cumplicidade com quem está perto de nós e sermos mais nós próprios na relação com os outros e connosco. As férias de 2020 devem ser já preparadas, começando com a relação com as crianças, ganhado o pulso e colocando-as no caminho que sabemos que é o melhor para elas, passando pela relação amorosa, colocando o amor por palavras, por gestos e começando ao longo do ano a fazer tudo aquilo que ele exige.


Só quando sentirmos a nossa família todos os dias, só quando já não quisermos ficar mais uma hora no trabalho para não nos envolvermos tanto em casa, só quando formos com prazer às festas da escola das crianças e fizermos jantar só a dois sem culpas, teremos umas férias em famílias bem ali ao lado do que é o nosso sonho.


#escoladosentir

#ferias

#verao

17 visualizações

Siga

910773647

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 by Escola do Sentir

Rua Abel Botelho 8A - Lisboa