top of page

5 coisas essenciais para o desenvolvimento de uma criança!

É tempo de celebrar o dia da criança, é tempo de todos questionarmos qual é a infância que estamos a facilitar às crianças que estão à nossa volta e de que forma Ser criança em todas as suas dimensões acontece na atualidade.


A verdade é que aquilo que todos queremos é que as crianças sejam felizes, cresçam e se desenvolvam sem condicionantes e restrições. Mas será que estamos alinhados, no dia a dia, com um caminho que facilite este crescimento? Ou será que, entre o correr dos dias, nos esquecemos daquilo que é mais básico para alicerçar o crescimento pleno de uma criança?


Ora, se pensarmos em tudo aquilo que é essencial para uma criança feliz, há 5 coisas que todas as crianças precisam e que os adultos nunca se deviam esquecer de lhes proporcionar, são elas:


  • Espaço para brincar livremente - enquanto uma criança tem espaço para brincar de forma livre e espontânea encontra também espaço para desenvolver a sua imaginação, espaço para lidar com os desafios do seu dia a dia e espaço para organizar tudo aquilo que sente e pensa. Porque o brincar representa para as crianças uma função estimulante, organizadora e reparadora.


  • Espaço para estar aborrecido - temos receio que as crianças se aborreçam e, para o evitar, temos tendência a ocupar todo o seu tempo com atividades e jogos, por exemplo. No entanto, uma das aprendizagens mais importantes ao bem-estar de uma criança é a tolerância à frustração e essa aprendizagem é feita sempre que uma criança se aborrece e quando não tem nada para fazer. Além deste tempo de aborrecimento ensinar uma criança a lidar com a frustração, cria as condições necessárias à criatividade e à imaginação e uma criança reinventa-se e reinventa o espaço para que o aborrecimento possa ser reduzido à mínima.


  • Espaço para errar - sermos capazes de lidar com as nossas fragilidades e com os nossos erros é uma aprendizagem essencial à vida adulta e ao estabelecimento de relações positivas e saudáveis. Assim, todas as crianças precisam de ser capazes de falhar e perceber que o facto de, pontualmente, falharem em alguns desafios não significa que sejam fracos ou incapazes.


  • Espaço para ser agressivo - saber definir os limites pessoais, saber zangar-se no momento certo e ser capaz de aprender a lidar com a sua própria agressividade. Assim, é essencial que as crianças aprendam a zangar-se sem magoar os outros e respeitando os seus rasgos mais agressivos que lhes sinalizam que alguma coisa não está certa. Lembremo-nos que só quando todos soubermos gerir a nossa agressividade podemos, almejar acabar com a violência.


  • Espaço para expressar as suas emoções - saber identificar as suas emoções e conseguir expressá-las é essencial ao bem-estar das crianças, às suas aprendizagens e à forma como se relacionam consigo próprias e com os outros.


Assim, uma criança será tão mais capaz e tão mais feliz, quanto mais espaço para ser criança de verdade tiver, quanto mais se for alinhando consigo própria e com o seu interior. É essencial que todos nós nos alinhemos, de forma a, facilitar a todas as crianças as aprendizagens essenciais a uma infância emocionalmente saudável e feliz.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page