5 atitudes que o levam à exaustão!

Quantas vezes os dias passam a correr e mesmo que tenhamos a ideia de que foram dias relativamente tranquilos e sem muitas exigências, damos por nós absolutamente exaustos, quase como se tivéssemos corrido a maratona ou feito uma direta? A verdade é que não precisamos de trabalhar muito ou de fazer muitas atividades durante o dia para nos sentirmos exaustos.


Há algumas atitudes que vamos tendo ao longo dos dias que contribuem em grande escala para a nossa exaustão e às quais é muito fácil adaptarmo-nos sem tomarmos consciência delas, das quais destacamos:

  • Comparar-se com os outros - Quando estamos permanentemente a compararmo-nos com os outros acabamos por nunca nos sentirmos satisfeitos connosco próprios. Sendo que cada um de nós é singular e a comparação em excesso tende a fazer com que coloquemos um travão a nós próprios.


  • Procurar a perfeição - A verdade é que todos nós temos fragilidades e, embora possamos corrigi-las ou melhorá-las, nenhum de nós consegue ser perfeito, logo procurar a perfeição é uma meta inalcançável que tende a gerar resultados inversos e a aumentar em grande escala os níveis de ansiedade.


  • Tentar permanentemente agradar - Sempre que estamos demasiado ocupados a tentar agradar aos outros, geramos uma luta interna que nos faz ficar presos na rivalidade entre o “eu” que nós somos e o “eu” que os outros esperam que nós sejamos. Este cenário, impede-nos de sermos autênticos e genuínos e gera um grande desgaste.


  • Não cuidar de si - Muitas vezes, dedicamos demasiado tempo ao trabalho, aos outros e acabamos por ignorar as nossas necessidades e os apelos do nosso corpo e do nosso interior e, quando o fazemos é impossível que, mais tarde ou mais cedo, os sinais de exaustão não apareçam de forma clara e expressiva.


  • Exercer demasiado controlo - Na verdade há um grande conjunto de coisas no nosso dia a dia que não conseguimos controlar, por isso, é essencial aceitarmos que controlar tudo é impossível e, por isso mesmo, é uma tarefa ingrata e absolutamente desgastante.


Se se sente exausto, comece por analisar as atitudes e comportamentos que tem no seu dia a dia. Lembre-se que é fácil adquirirmos vícios de forma que podem prejudicar o nosso bem-estar, mas que é essencial tentar combatê-los para promovermos o nosso bem-estar.


#escoladosentir

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo