top of page

4 estratégias para ajudar alguém com instabilidade emocional!

Quando temos alguém próximo de nós com instabilidade emocional, naturalmente, procuramos ajudar. No entanto, muitas vezes, na ânsia de ajudar - porque não sabemos como o fazer de forma eficiente - acabamos por fazer a pessoa sentir-se ainda mais frágil e ainda menos capaz.


Quando alguém está a passar por dificuldades emocionais, sejam elas mais simples ou mais complexas, há algumas estratégias que podem ser úteis. Nestas circunstâncias, opte por:


Acolher o que a pessoa sente - ouça aquilo que a pessoa tem para partilhar, permita que a pessoa confie em si e deixe sair para fora de si aquilo que a está a incomodar ou a angustiar. O simples facto da pessoa sentir um colo de alguém importante para si, disponível para a ouvir, será uma alavanca para diminuir as suas dificuldades.


Não colocar demasiadas questões - quando alguém se sente instável emocionalmente, muitas vezes, não sabe exatamente os motivos que o estão a deixar tão instável e, à medida que quem está próximo da pessoa vai colocando questões como “porque é que estás ansioso?”, “porque é que estás triste?”, “porque é que não sais de casa?”, mais a pessoa percebe que não tem respostas exatas para essas questões e mais o seu sofrimento emocional acaba por empolar.


Validar e compreender - tente mostrar à pessoa que tudo aquilo que ela sente é válido, mesmo que não saiba exatamente porque é que sente. Mostre-lhe que compreende o que a pessoa está a sentir e que compreende o mal-estar que isso gera. Quando uma pessoa com dificuldades emocionais sente que é compreendida, tem mais espaço para sentir que pode ultrapassar essas dificuldades.


Incentivar a procura de soluções - apenas depois de ouvir aquilo que a pessoa sente, de validar o seus sentimentos e de a compreender, se sentir que há espaço e equilíbrio por parte da pessoa, pode incentivá-la a encontrar soluções, pense com a pessoa qual será a melhor forma de ultrapassar a dificuldades que está a sentir. Explorem diversas possibilidades e eventualmente, incentive-a a procurar ajuda profissional de forma a ultrapassar todas as dificuldades que pode estar a experienciar.


No fundo, recorde-se sempre que alguém que está a vivenciar dificuldades emocionais, precisa de espaço para expressar aquilo que está a sentir, de compreensão e de ajuda para obter clareza e encontrar a solução certa para tudo aquilo que está a experienciar.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

> Marque a sua consulta 

bottom of page